quinta-feira, julho 01, 2010

A minha São Paulo

Eu gosto de uma coisa meio cidade do interior, ou um Rio de Janeiro de 60.
Essa sensação de que conheço todo mundo, barquinho e violão, praça no final da tarde.
São Paulo me assusta. Perco-me e me acho e me perco.
Muita gente, muito espaço e pouca praça.
O tempo escapa, não tem essa de estender num bar, cuidado com o trânsito.
Certa vez escutei de uma recifense em Recife – rodízio de carro? Mas como funciona esse lance?
Gosto de dar oi na rua pra gente conhecida, gosto de estender a tarde sem dar sinal. Quer achar a turma, estão ali na esquina, é claro. Onde mais poderia?
Uma coisa de violão e interior. Uma coisa de saber com quem fala e por onde anda. Uma coisa de não deixar o mundo ficar tão cheio de porcarias.
Tão cheio.
Chico diz que para gostar de uma cidade é preciso saber viver nela.
Difícil, veio sem manual.
São Paulo é ambiciosa, competitiva.
São Paulo tem de tudo, mas se você bobear não encontra nada.
Cidade que não sabe jogar conversa fora.
Certo está Vinicius... aqui não é para principiante não.

Um comentário:

Gueixa disse...

Ah São Paulo....

Essa moça é tinhosa Van.
Não se entrega assim tão facilmente...
Para se conhecer e usufruir de tudo o que ela tem e pode, Vinicius tem razão, não se pode ser um mero principiante mesmo.
São Paulo é sedutora. Esconde, mostra, insinua.
Até para os nascidos aqui, como eu, ela é brilhantemente desconhecida, embora seus traços nos sejam tão familiares.
Imagine voce que outro dia, dia não, madrugada, pois eram 2 e tanto da manhã. Mas bem, estava eu na sacada de casa e vi a minha vizinha, uma senhora de uns setenta anos, passeando sossegadamente com seu beagle aqui na rua de casa...Onde eu moro? Na região central da cidade, na Bela Vista.
Essa é a minha São Paulo, que eu amo de paixão.
Bj